LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA


Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Isto quer dizer que:


O tributo precisa estar definido em lei para ser cobrado.


O tributo pode ser pago em dólares.


O tributo pode ser cobrado apenas como forma de punição por ato ilícito.


O tributo pode ser cobrado por qualquer autoridade administrativa.


O tributo pode ser facultativo.

Sobre as modalidades de suspensão do crédito tributário analise as afirmações a seguir:

I- O depósito do montante integral do crédito exigido pela fazenda não necessariamente pressupõe a existência de um litígio, já instaurado ou na iminência de ser.

II- A instauração de um Processo Administrativo Fiscal (PAF), bem como os recursos previstos nas legislações reguladoras desses processos não é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.

III- O parcelamento constitui causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário aplicando-se, subsidiariamente, as disposições comuns relativas à moratória.

Marque a alternativa correta: 


Apenas as afirmações I e III estão corretas. 


Apenas a afirmação III está correta. 


Apenas as afirmações II e III estão corretas. 


Apenas a afirmação I está correta. 


Apenas a afirmação II está correta. 

É um tributo vinculado indiretamente, por possuir uma hipótese de incidência consistente numa atuação estatal indiretamente referida ao contribuinte (art.81 do CTN). Está relacionada a realização de obras públicas, que traz benefício para o público em geral e não apenas o contribuinte dessa contribuição. Este conceito trata-se: 


das multas.


dos impostos. 


das contribuições sociais. 


das contribuições de melhoria. 


das taxas. 

A base de cálculo é determinada segundo a lei vigente na data de ocorrência do fato gerador, é o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao período de apuração. Como regra geral, integram a base de cálculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominação que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espécie ou da existência de título ou contrato escrito, bastando que decorram de ato ou negócio que, pela sua finalidade, tenha os mesmos efeitos do previsto na norma específica de incidência do imposto.

A informação acima refere-se: 

IE


IRPJ 


ICMS


II


IPI

Sobre TAXAS, marque (V) para afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas e assinale a alternativa que apresenta a ordenação correta..

  • Pode-se justificar a sua cobrança no caso de limitação de direito, interesse de liberdade, e em razão de interesse público.
  • É possível a sua cobrança por serviços efetivamente não prestados ao contribuinte, mas colocados à sua disposição.
  • Se os Estados membros fiscalizam a exploração e o comércio de minérios, reprimindo as ações ilícitas nessa área, pode-se justificar a cobrança de taxa.

V,V,V


F,V,F


F,F,F


F,F,V


V,F,V

Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.


A obrigação principal  decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.


A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.


A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.


A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.


A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.

Se analisarmos a carga brasileira como um todo veremos que quem ganha até 2 salários-mínimos paga-se em média 48,8% de impostos sobre sua renda total; já para quem ganha mais de 30 salários-mínimos paga, em média, apenas 8,4% de impostos sobre sua renda total. Isto demonstra que a tributação no Brasil é:


Regressiva


Neutra


Proporcional


Fixa.


Progressiva

Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.

Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:

I-  feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;

II-  feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;

III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.


Homologação - Declaração - Ofício


Declaração - Ofício - Homologação


Ofício - Homologação - Declaração


Ofício - Declaração - Homologação


Homologação - Ofício - Declaração

O direito tributário é o segmento do direito financeiro que define como serão cobrados dos cidadãos os tributos e outras obrigações a ele relacionadas, para gerar receita para o Estado. O conceito de tributo está estabelecido no Art. 3º CTN. Tributo é:


toda prestação cobrada mediante atividade administrativa discricionária. 


toda prestação paga em moeda nacional.



toda prestação instituída em lei com finalidade punitiva. 


toda prestação pecuniária voluntária.



toda prestação pecuniária facultativa.

Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...


sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.


não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.


necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.


sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.


sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.

Páginas: 12345678910